Os deputados da bancada parlamentar da Frelimo na Assembleia da República congratularam, ontem no distrito de Boane, província de Maputo, as Forças de Defesa e Segurança (FDS) pelos resultados que vêm alcançando no combate ao terrorismo no Teatro Operacional Norte, na província de Cabo Delgado.
O reconhecimento foi manifestado pelo chefe do grupo parlamentar, Jorge Pantie, durante o seminário sobre “O papel dos porta-vozes dos círculos eleitorais da bancada da Frelimo nos meios de comunicação”, organizado por aquela formação política, cujo objectivo era partilhar conhecimentos sobre como lidar com a imprensa.
Enumerando algumas conquistas das FDS, destacou a recuperação dos distritos afectados, o restabelecimento das vias de acesso, sistemas de abastecimento de água e de energia eléctrica na rede nacional.
O seminário de um dia juntou deputados da Frelimo de diferentes círculos eleitorais, numa iniciativa que visava colher conhecimentos para o aprimoramento da função do porta-voz, de forma que seja exercida com afinco e eficácia, afinal, para Pantie, estes precisam de dominar as dinâmicas processuais e as actuações da Frelimo no âmbito externo.
O evento contou ainda com a presença do presidente do Conselho de Administração da Sociedade do Notícias, Júlio Manjate, na qualidade de orador. Na ocasião, disse que os porta-vozes não se podem alimentar de ficção, visto que o jornalista trabalha com factos.
“Na Sociedade do Notícias o nosso lema é compromisso com os factos. Não podemos alimentar a mentira. Para que isso aconteça, temos de procurar fornecer a informação certa sempre que formos solicitados”, observou.
Falando sobre a função dos porta-vozes, disse que “têm de ter informações básicas sobre o que está a acontecer no país e devem estar preparados para responder às questões levantadas pelos jornalistas. Caso não estejam, é importante que sejam honestos e garantam atendê-los num outro momento”, acrescentou.
Por fim, aconselhou aos deputados a divulgarem os trabalhos que desenvolvem nos círculos eleitorais.