Texto de Domingos Boaventura
Uma menor de apenas doze anos de idade foi devorada por um crocodilo no rio Púnguè-Sul, no distrito de Vanduzi, província de Manica. A menor identificada por Lúcia Inácio Macumida perdeu a vida depois de ser atacada por aquele animal na margemdo rio, na tarde da passada quinta-feira, quando transportava água para sua casa.
Carlitos Muadienga, uma das testemunhas que falou ao nosso jornal, contou que a menor dirigiu-se ao rio para lavar a sua roupa e tomar banho. Depois da higiene pessoal, quis transportar água para sua casa. Foi nessa mesma ocasião que foi abocanhada pelo réptil e levada para o fundo do rio.
Minutos depois a população foi informada sobre o incidente e iniciou uma acção de busca que culminou com descoberta do corpo da menina na manhã da sexta-feira finda, numa das margens do mesmo rio.
Carlitos Muandiega disse que o corpo de Lúcia Macumida foi achado sem membros inferiores e parte da cabeça totalmente consumida pelo crocodilo. Aquela testemunha afirmou que este é o segundo caso de ataque por crocodilo, registado este ano.
O primeiro ocorreu no passado dia 1 de Janeiro no rio Mavuzi, na mesma zona. Um jovem de aproximadamente dezoito anos de idade também foi atacado por crocodilo quando se encontrava a tomar banho.
Este contraiu ferimentos graves que o levaram a ficar internado numa das unidades sanitárias da província. Neste momento, a vítima está fora do perigo e regressou ao convívio familiar.
A falta de água na zona de Púnguè-Sul tem contribuído bastante para ocorrências de incidentes de género, porque muitas famílias têm nos rios como única alternativa para ter água para higiene e o para consumo. Não tendo outra opção, a população continua a frequentar aqueles cursos à procura do precioso líquido.
Domingos Boaventura