Os cristãos de todo o mundo celebram hoje o Domingo de Ramos, que simboliza a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, marcando o início da Semana Santa, cujo epílogo será no próximo domingo com a celebração do Domingo da Páscoa (Ressurreição de Jesus).
Para assinalar a data, crentes de diversas congregações religiosas, com particularidade para os da Igreja Católica, vão percorrer as artérias adjacentes aos seus lugares de culto, empunhando ramos de palmeira e entoando hosanas ao filho de Daví, bendito seja o que vem em nome do Senhor.
Os gritos de hosana recordam o momento em que Jesus foi aclamado pelas multidões na sua derradeira caminhada para a salvação da humanidade e, nos dias de hoje, o fenómeno é repetido com a celebração da Paixão do Senhor (Sexta-feira Santa).
Para os católicos, estas celebrações encerram o período da Quaresma (iniciado na Quarta-feira de Cinzas) e que durou quarenta dias, caracterizado por momentos de oração, perdão, jejum, entre outros aspectos da vida cristã. Este ano as orações tiveram como foco o apoio espiritual e material às vítimas do ciclone tropical Idai, no Centro do país.