Início » Consolidar respostas com evidência científica

Consolidar respostas com evidência científica

Por Idnórcio Muchanga

– apela Adriano Maleiane, Primeiro-Ministro

O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, afirmou que para o controlo do HIV nos países africanos e no mundo em geral, é fundamental continuar-se a buscar mecanismos que permitam consolidar respostas orientadas por evidência científica, assim como pela identificação e incorporação de inovações  tecnológicas.

Assim, conforme Maleiane, a 17ª Conferência Internacional de Pesquisa sobre Tratamento, Patogénese e Prevenção do HIV em Regiões com Escassez de Recursos – INTEREST 2023, que decorre desde hoje até sexta-feira, em Maputo constitui uma oportunidade ímpar para a promoção de acções que visem intensificar a geração de evidência científica e sua tradução em políticas públicas mais arrojadas.

Por isso, é nossa expectativa que nesta Conferência sejam discutidas as mais recentes evidências científicas sobre HIV em África e identificadas soluções científicas e tecnológicas para acelerar a marcha rumo às metas de controlo desta doença até 2030.

Na ocasião, referiu ainda que durante este evento serão apresentados cerca de 700 trabalhos científicos, dos quais cerca de 110 são de investigadores ou instituições científicas moçambicanas.

Você pode também gostar de: