O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, disse, hoje, em Maputo, durante o primeiro Conselho Coordenador do Gabinete de Informação (GABINFO), que apesar dos desafios enfrentados neste período da pandemia, os profissionais de comunicação social têm contribuído para a mudança de comportamento, atitude e boas práticas perante a Covid-19.
A comunicação social, segundo o Primeiro-ministro, tem um papel crucial e incontornável na promoção e divulgação de mensagens que realçam os princípios e valores estruturantes da nação nomeadamente a consolidação da unidade nacional, aprofundamento da democracia, cultura de paz e reconciliação, assim como que promovem uma comunicação para o desenvolvimento do país.
“Por isso é que a comunicação social continuará a merecer atenção especial do Governo, com vista a garantir a disseminação sistemática e estruturada de informações de interesse e relevância pública”, disse.
Do Rosário acrescentou que o Governo promove a liberdade de imprensa e de expressão por constituírem pilares fundamentais do nosso sistema democrático e do exercício da boa governação.
“Com estas acções queremos assegurar que a comunicação social continua a garantir maior fluxo de informação, livre debate e transmissão de diferentes correntes de opinião. Acreditamos, igualmente, que ao realizarmos este exercício estamos a promover a diversificação da informação e maior acesso ao conhecimento geral por parte dos cidadãos”.