TEXTO DE BENJAMIM WILSON
BENJAMIM.WILSON@SNOTICIAS.CO.MZ
O antigo director da Faculdade de Arquitectura, João Tique, alerta para a necessidade da reestruturação da zona suburbana da cidade de Maputo e da revisão pontual do Plano de Estrutura Urbana, elaborado em 2008, por estar desajustado face às transformações verificadas nos últimos anos. Tique, que participou na elaboração do referido plano, reconhece que elaborar um novo acarreta custos, pelo que, no seu entender, a alternativa seria a criação de um instrumento orientador capaz de prevenir atropelos maiores.
Para ele, o crescimento da capital foi “muito grande” e isso terá contribuído para que muitos aspectos constantes no plano de 2008 tenham ficado ultrapassados e outros, segundo as suas palavras, nem sequer foram executados.
Perante a impossibilidade de fazer um novo plano, recomenda que, ao menos, se faça uma revisão pontual voltada para aspectos relacionados com a expansão da cidade devido ao crescimento do parque habitacional.
A propósito de crescimento, aponta que a zona norte da capital cresceu exponencialmente, abeirando-se à nova autarquia de Marracuene, estando, por outro lado, a parte sul, concretamente, o distrito municipal KaTembe, também a ser densamente ocupada.
SUBÚRBIO EM ESTADO CRÍTICO
João Tique também defende que, sendo possível proceder à revisão do Plano de Estrutura Urbana da Cidade de Maputo, as atenções deveriam centrar-se na zona suburbana e lamenta o facto de não terem sido respeitados diversos planos de urbanização elaborados que visavam a organização dos bairros. Leia mais…