TEXTO DE PRETILÉRIO MATSINHE e FOTOS DE CARLOS UQUEIO
Quando chegámos à sua residência, no bairro Massaca, distrito de Boane, na província de Maputo, Adelaide de Sousa Saranga estava ao portão, à nossa espera com a sua bengala, sorriso no rosto e energia indisfarçável. Até ficámos com uma pulga atrás da orelha, mas ela tratou de confirmar que sim, era ela, a vovó com quem íamos ter e que no próximo dia 7 de Setembro completa 100 anos de vida.
Logo sentámo-nos para ouvir a sua história. A vovó Adelaide nasceu no bairro da Mafalala, na então Lourenço Marques, em 1923, mas viveu em vários bairros periféricos e também na Matola. Filha caçula e com 4 irmãos, aos 9 anos trabalhou como babá para fintar a falta de recursos materiais.
Certa vez, foi ao centro de saúde por causa de um ferimento na perna. Enquanto recebia o tratamento, viu crianças a estudarem na Escola da Munhuana e a enfermeira que a atendeu perguntou se a menina Adelaide frequentava a escola. Porque a resposta foi negativa, a enfermeira sugeriu-lhe que voltasse no dia seguinte para que a levasse à escola. Foi assim que a vovó Adelaide teve a oportunidade de estudar até à 3.ª classe do ensino rudimentar. Leia mais…