Directores provinciais e dos serviços províncias de saúde beneficiaram de capacitação visando assegurar a celeridade dos procedimentos administrativos e de execução financeira, para já um dos constrangimentos do sector.
Intervindo na abertura do evento, que teve lugar no distrito de Matutuíne, província de Maputo, Grilo da Silva Lubrino, secretário permanente do Ministério da Saúde, afirmou que uma das acções que urge melhorar é a capacidade de execução orçamental dentro dos padrões estabelecidos por lei, tendo em vista a celeridade dos processos, para que o sector administrativo e financeiro não possa ser a causa de impedimento ou atraso no normal funcionamento da instituição.
“A componente da gestão administrativa e financeira é preponderante pelo facto de permitir, através de uma mais eficiente gestão dos recursos, libertar fundos para mais investimento e melhores serviços a serem dados à população”, acrescentou o secretário permanente.
Um dos desafios apontados por Grilo da Silva Lubrino , no âmbito da gestão financeira, é a descentralização da gestão da execução orçamental, através da extensão do e- -SISTAFE para outras instituições a nível nacional.
A nível provincial, Grilo da Silva disse que foram dados contributos significativos para a implementação de repartições de contabilidade e prestação de contas e de conformidade processual e legal, dessa forma, reforçar a capacidade da direcção em implementar as exigências de contabilização e reporte financeiro de projectos com fundos externos.
Em jeito de exortação, o secretário permanente apelou aos gestores seniores a continuarem a melhorar e estabelecer uma gestão financeira forte e comprometida com os princípios de transparência a todos os níveis.
Refira-se que a capacitação dos gestores províncias foi antecedida pela formação dos gestores centrais ligados às áreas de planificação, administração e finanças e todas as unidades que lidam com a execução de projectos e programas com fundos externos.