Início » Cardiologia do HCM expande capacidade de diagnóstico

Cardiologia do HCM expande capacidade de diagnóstico

Por Jornal domingo

O Serviço de Cardiologia do Hospital Central de Maputo (HCM) passa a dispor de maior capacidade para o diagnóstico de diversas doenças cardíacas com recurso a imagem, depois da oferta no dia (01/07), de um ecógrafo moderno, pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), com apoio do Governo Português.
O equipamento em causa, com capacidade para produzir imagens do coração, válvulas cardíacas e grandes vasos, foi doado no âmbito de uma parceria existente entre aquela associação científica lusa, a faculdade de medicina da Universidade Eduardo Mondlane e o HCM.
De acordo com Victor Gil, Presidente Honorário da SPC e Coordenador do Projecto “Coração com Moçambique”, o aparelho apresenta múltiplas funcionalidade e pode ajudar a diagnosticar diferentes tipos de patologias que acometem o coração.
“Este aparelho é de grande utilidade e permite fazer diagnósticos de inúmeras doenças cardíacas de alto nível, quer seja das válvulas, músculo cardíaco, insuficiência cardíaca e muito mais”.
Por sua vez, o Director do Serviço de Cardiologia, Domingos Diogo, disse, no acto da recepção, que o mesmo vai ajudar a suprir as necessidades internas e potenciar a capacidade de resposta daquele importante serviço.
“Antes de recebermos este aparelho, vínhamos trabalhando com um ecógrafo antigo que permitia fazer em média, duzentas ecografias, por mês e com este novo, esperamos duplicar essa capacidade”, afirmou.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana