TEXTO DE HERCÍLIA MARRENGULE
FOTOS DE JERONIMO MUIANGA
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o cancro da próstata é o segundo mais frequente entre os homens. Estima-se que, em cada seis homens, um tem a doença.
Ainda assim, é uma das doenças mais negligenciadas. A situação deve-se à particularidades como a sua manifestação clínica e, sobretudo, ao diagnóstico. Aliás, o diagnóstico tardio faz com que 95 por cento dos pacientes que dão entrada nas unidades sanitárias do país já estejam com a doença em estágio avançado, facto que dificulta o tratamento.
No que diz respeito a factores de risco, subdividem-se em dois: os não modificáveis, que englobam o sexo, a idade, histórico familiar, a raça; e os modificáveis, que estão relacionados ao estilo de vida, razão pela qual recomenda-se a adopção de hábitos de vida saudáveis.
SINTOMAS
De acordo com Samir Correia, médico urologista do Hospital Central de Maputo (HCM), a maior parte dos pacientes adultos e idosos que dão entrada nas consultas de urologia apresenta queixas relacionadas à obstrução do trato urinário inferior. Leia mais…