Início » BEBIDAS ADULTERADAS: Aliciados pelo preço

BEBIDAS ADULTERADAS: Aliciados pelo preço

Por Jornal domingo

TEXTO DE HERCÍLIA MARRENGULE

FOTOS DE JERÓNIMO MUIANGA

Em alguns casos, bebidas alcoólicas contrafeitas confundem até aos mais atentos, afinal, o rótulo, a cor e a garrafa são rigorosamente iguais ou são camufladas entre as autênticas. A sua comercialização é geralmente feita até 50 por cento abaixo do preço de venda do produto genuíno, cuja importação obedeceu a todos os requisitos legais.

Com efeito, os preços baixos acabam falando alto, o que faz com que os pontos de venda registem uma grande afluência de consumidores, tendo em conta que estes são aliciados por promoções feitas nas redes sociais ou em estabelecimentos comerciais.

Três cidadãos, dos quais um de nacionalidade chinesa, foram detidos no mês passado, na cidade de Chimoio, província de Manica, na posse de garrafas de bebidas alcoólicas adulteradas. Na ocasião, a Polícia apreendeu diversos produtos usados na adulteração do conteúdo, sendo que o chá de “cannabis sativa” é um dos produtos usados na composição para confundir o paladar.

Um estudo recente da Euromonitor International indica que 66 por cento das bebidas alcoólicas transaccionadas no mercado nacional são de alguma forma ilícitas.

De acordo com a Autoridade Tributária (AT), das 487 apreensões efectuadas só nos primeiros cinco meses do ano em curso, em todo o território nacional, 340, correspondentes a 46 mil caixas, são constituídas por bebidas alcoólicas avaliadas em cerca de 33 milhões de Meticais. Leia mais…

Você pode também gostar de: