Texto de Angelina Mahumane
“Esta pode ser uma solução a dar aos autocarros que já não servem para o transporte. Sabemos que a questão de alunos sentados no chão e ao relento é um problema social que preocupa a todos. Claro que será necessário fazer algumas adaptações, mas as diferentes partes do autocarro podem também ser aproveitadas nesse sentido”, Carlos Mesquita, ministro dos Transportes e Comunicações, 22 de Junho de 2017.
Na sequência, e longe dos holofotes, cinco autocarros avariados pertencentes à Empresa Municipal de Transporte Públicos de Maputo (EMTPM) foram encaminhados à empresa Matchedje Motor para serem transformados em salas de aula e o resultado mostra-se surpreendente.
Os machimbombos escolhidos para a conversão são os que já não podiam ser recuperados para fins de transporte público devido ao seu estado mecânico e de estrutura.
Assim, grande parte da transformação que está a ser feita compreende remendos na chaparia e respectiva pintura interior e exterior, remodelação do piso, colocação de vidros, cortinas, instalação eléctrica, quadro, secretária e assento para o professor, assim como 16 carteiras separadas por um corredor. Podem acomodar até 48 crianças cada.
A previsão é de que estas salas estejam prontas dentro de alguns dias. Serão disponibilizados, em fase experimental, no próximo ano lectivo. E, por esta via, centenas de crianças poderão passar a assistir as aulas em espaços mais acolhedores.O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Matchedje Motor, Cao Hong Lu, mostrou-se satisfeito com o decurso dos trabalhos e referiu que se trata de um desafio para a empresa, uma vez que é a primeira vez que esta realiza uma obra deste quilate. “Assumimos este trabalho com muita responsabilidade”.
Caso o projecto seja bem acolhido pelos beneficiários, o sector de Educação poderá dar seguimento à iniciativa que deverá ser conjugada com a construção de salas de aula tradicional, pois ainda são necessárias 38 mil salas de aula para que o país não tenha alunos a estudar ao relento.
As imagens colhidas pelo colega Jerónimo Muianga mostram os diferentes estágios do processo de conversão dos autocarros.