Início » ARREDORES DA CIDADE DE MAPUTO: Jovens apostam na agricultura

ARREDORES DA CIDADE DE MAPUTO: Jovens apostam na agricultura

Por Jornal domingo

TEXTO DE ALFREDO ARMANDO

A falta de oportunidades de emprego levou a que jovens oriundos de vários pontos de Moçambique optassem pela prática de agricultura de subsistência na capital do país. Samito Samuel, Elson Belmiro e Hegildo Caú, são pequenos agricultores que se dedicam ao cultivo e venda de hortícolas, uma produção que serve igualmente para alimentar as respectivas famílias.

Samito Samuel, de 24 anos de idade, natural da província de Gaza, é agricultor há sensivelmente 6 anos. Residente no bairro Khongolote, Município da Matola, conta que iniciou esta actividade a convite da sua tia, quando tinha 18 anos de idade. “Parei de estudar na 4a classe, pois não tinha condições de pagar as despesas da escola. Preferi vir trabalhar nesta área”. Abraçou a actividade e disse que nunca pensou em desistir, pois este trabalho o sustenta. Acrescentou que, das vendas, consegue embolsar, mensalmente, 3500 meticais. Com essa quantia, segundo referiu, “consigo investir em mim, meus irmãos e me deixa longe da delinquência.”

A produção de alface, couve e folhas de abóbora permite também que não haja carências de grande vulto à mesa. Sobre o futuro, disse que pretende investir na área da agricultura e abastecer os mercados nacionais e internacionais e, consequentemente, criar mais postos de trabalho. Leia mais…

Você pode também gostar de: