O Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Razaque Manhique, defendeu, há instantes, durante a abertura da sessão pública do Conselho Consultivo do Banco de Moçambique, em Maputo, que o
sistema de transporte público é um elemento essencial para a qualidade de vida dos munícipes. Nesta linha, no seu entender, a área metropolitana de Maputo, pela sua dimensão e potência económica, requer um sistema de transporte público eficiente, seguro, acessível e ambientalmente sustentável.
Assim, “o nosso Executivo Municipal tem de trabalhar para superar as dificuldades e a falta de transporte público, incluindo a reabilitação e construção de novas infraestruturas rodoviárias”.
Acrescentou que “estamos conscientes que, para alcançar um verdadeiro impacto, é necessário o esforço e o equilíbrio que impõe a colaboração de todos os sectores, o Governo Central, os municípios de área metropolitana de Maputo, o sector privado e BdM”.
Ressaltou que “o transporte público deve ser acessível a todos, especialmente para as populações mais vulneráveis como os idosos, estudantes e pessoas com deficiência. Esse é um compromisso que a nossa administração assume, mas para o qual precisamos do apoio de todos os nossos parceiros institucionais”.
Área metropolitana de Maputo requer sistema de transporte ambientalmente sustentável
102
Artigo anterior