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Apple passa a vender peças para auto-reparação de iPhones

Por Idnórcio Muchanga

A Apple vai passar a vender peças directamente ao público para permitir que o utilizador possa, por exemplo, substituir o ecrã ou a bateria do telefone. O comunicado de imprensa explica o plano “inicialmente disponível para o iPhone 12 e iPhone 13, em breve também nas linhas de computadores Mac com chip M1, o serviço Self Service Repair vai estar disponível no início do próximo ano nos EUA e expandir-se para outros países ao longo do ano”.

Os clientes vão poder, numa primeira fase, comprar baterias, ecrãs ou módulos de câmara, aceder aos manuais de reparação e fazer eles próprios a substituição. A devolução das peças avariadas confere-lhes crédito nas lojas Apple. A empresa vai ter mais de 200 peças e ferramentas disponíveis só para o iPhone 12 e 13.

Esta medida representa uma grande alteração da política de reparações da Apple que, ao longo de muito tempo, manteve um monopólio nos seus produtos e não facilitava propriamente a entrada de outros players ou dos próprios clientes que o quisessem fazer.

Nos EUA, o grupo Right to Repair congratula-se pela decisão da Apple: “depois de anos, os lobbistas da indústria terem tentado dizer aos legisladores que dar acesso a partes, ferramentas de serviço ou manuais representaria riscos de segurança e de propriedade intelectual, a mudança súbita da Apple indica que estes receios eram infundados”, considera Nathan Proctor.

Durante muito tempo, a Apple apenas permitia que os “centros autorizados” pudessem reparar os seus aparelhos e lutou contra as tentativas independentes de reparação, processando as empresas que o faziam.

O CEO da iFixIt, Kyle Wiens, afirma que “a Apple sempre alegou que deixar os consumidores repararem os seus equipamentos seria perigoso. Agora, com o interesse governamental renovado nos mercados de reparação – e depois de ter recebido má impressão sobre a questão das peças – a Apple encontrou um interesse inesperado em deixar as pessoas repararem as coisas que têm. Parece que finalmente se aperceberam daquilo que sempre soubemos: todos são suficientemente geniais para reparar um iPhone”. Leia mais…

Fonte: Exame Informático. pt

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