No âmbito do projecto “Uma Cidade Limpa pra Mim – Recicla e Ganha”, as escolas das províncias de Maputo e Inhambane recolheram mais de 8 toneladas de lixo reciclável durante os 6 meses do projecto.
Esta iniciativa está inserida nos programas de responsabilidade social do Millenium Bim e pretende criar nos alunos a consciência de novos hábitos de tratamento do lixo, apostando na temática da reciclagem e na importância que esta tem para a limpeza da cidade.
Nos seis meses do projecto foram realizadas várias actividades relacionadas com a preservação do meio ambiente para promover princípios de sustentabilidade, nomeadamente Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Os Clubes do Ambiente, espaços dinamizados por técnicos da AMOR – Associação Moçambicana de Reciclagem, foram criados com o objectivo de estimular nos jovens a necessidade de preservar o ambiente. Alunos e professores realizaram várias actividades que mostraram a importância do papel da criança enquanto cidadão na sua relação com o meio ambiente.
De referir que cada escola tem no seu recinto uma estação de reciclagem, onde é feita a correcta triagem do lixo que alunos e professores depositam diariamente e que depois é pesado e recolhido pelo camião que faz a ronda pelas várias escolas. Num exemplo de esforço colectivo, as escolas recolheram toneladas de papel, plástico e latas. O Colégio Nyamunda foi o que mais lixo reciclável colectou.
Na iniciativa participaram 14 escolas primárias, das quais 10 são da cidade de Maputo e 4 da cidade de Vilankulo. De Maputo participaram as Escola Primária do Maxaquene, Escola Primária 16 de Junho, Escola Primária Maxaquene Khovo, Escola Primária 3 de Fevereiro, Escola Primária 7 de Setembro, Escola Primária Alto Maé, Escola Primária Felipe Samuel Magaia, Colégio Arco Iris, Colégio Nyamunda e a Escola Primária A Luta Continua. De Vilankulo tomarm parte a Escola Primária Completa de Gamela, a Escola Primária Completa do Aeroporto, a Escola Primária de Vilankulo Sede e a Escola Primária Completa Acácio Guambe.