A Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) assinala amanhã o seu 50º aniversário, sob o lema “50 anos liderando a formação no sector agrário”.
Com efeito, um vasto programa de acçõesdecorrerá desde esta segunda-feira até ao próximo dia 31 do mês em curso. Nele se destacam exposições das actividades realizadas pela faculdade, palestras, apresentação de documentários entre outras acções.
A Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal é uma das 11 faculdades da Universidade Eduardo Mondlane. Foi criada a 25 de Agosto de 1963, com objectivo de formar técnicos superiores de qualidade em ciências agronómicas e florestais, e para desenvolver actividades na área científica, para além de dar competências a ela associada.
Esta instituição da UEM, ao longo da sua existência formou maior número de técnicos de agronomia e florestas que têm vindo a assegurar estas áreas no desenvolvimento do país. Um leque de pesquisas tem vindo a ser desenvolvido, onde se destacam: estudos iniciais sobre o amarelecimento letal do coqueiro; combate à mosca da fruta; quantificação da biomassa e carbono em florestas nativas, entre outras investigações.
O evento inaugural das celebrações dos 50 anos da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal contará com a presença do Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Ayuba Cuanareia, com Paulo Zucula, Ministro dos Transportes e Comunicações e Leda Hugo, Felício Zacarias, António Limbau, entre outras individualidades.