Vários acontecimentos marcaram o ano de 2023 na arena política, económica, cultural, desportiva, entre outras, alguns dos quais enaltecidos pela contribuição grandiosa dos seus actores.
Especial menção é feita às políticas traçadas pela máquina governativa e não só, com foco no desenvolvimento socioeconómico do país, implementadas numa altura em que se requeria a estabilização da segurança no Teatro Operacional Norte (TON), concretamente em alguns distritos da província de Cabo Delgado assolados pelo terrorismo, bem como a conclusão da Desmobilização, Desarmamento e Reintegração (DDR) dos antigos guerrilheiros da Renamo.
Ora, na questão da paz, a actuação das forças nacionais e estrangeiras, cujos resultados inequivocamente beneficiam a todo continente africano, são dignas de realce, tendo em conta que tornam África mais resistente às adversidades a vários níveis e abrem caminho para o progresso das nações que o compõem.
Entretanto, de forma especial, a reconciliação entre os partidos políticos conheceu um novo desenvolvimento, com o encerramento da última base da Renamo e concretização do processo do DDR.
A poucas horas do fim de 2023, o semanário domingo apresenta, abaixo, as suas escolhas, especificamente os eventos e figuras considerados como os mais marcantes ao longo dos 365 dias que hoje findam. Leia mais…