Um navegador que teme perder a margem de vista jamais conquistará sequer uma ilha, disse o famoso navegador Cristóvão Colombo. Não poderia ser mais apropriada a frase para encimar a prosa restante… uma prosa (in)completa sobre Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU).
(In)completa porque as obrigações profissionais – cobertura da reunião intermédia da Aliança Global para Vacina e Imunização – não o permitiram mas, sobretudo, porque a imensidão da mesma e os encantos que esconde e revela são incomensuráveis. A cada passo, uma surpresa. A cada olhar, uma revelação. A Cidade apequena o indivíduo mas destaca o engenho humano. Enche o olho de quem chega…
Entra-se pelo país adentro, principalmente, pelo Aeroporto Internacional de Dubai. Por acaso é lá onde está plantado o prédio mais alto do mundo; Burj Khalifa Bin Zayid (a Torre do Khalifa), majestosa por cima dos seus 828 metros e 160 andares mas é em Abu Dhabi onde está o prédio mais inclinado do mundo (Capital Gate Tower) de 160 metros de altura e 35 andares (está registado no Guiness Book 2010).
Os Emirados Árabes Unidos (EAU) são uma federação de 7 emirados, nomeadamente Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Ras Al Khaimah, Umm Al-Quwaine Fujairah. A população é de cerca de 10 milhões de habitantes sendo – interessante este detalhe – apenas 12 por cento emiratis, 21 por cento indianos, 13 por cento paquistaneses, entre outras nacionalidades. A língua oficial é o árabe mas também se fala bastante inglês, hindi e urdu. A moeda é Dirham.
Texto de Belmiro Adamugy
belmiro.adamugy@snoticicas.co.mz