Início » A oficina das “secretárias do lar”

A oficina das “secretárias do lar”

Por Jornal domingo

TEXTO DE NEYMA DE JESUS

Uma equipa constituída por seis membros dedica-se à formação de empregadas domésticas, também conhecidas como secretárias do lar. Cerca de três mil já saíram desta oficina, que igualmente consegue alocar 30 pessoas por semana em postos de trabalho. A formação varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, mas em média dura uma semana. Há também casos em que patroas mandam as suas empregadas para treinamento na agência de Zelma Macários, de 43 anos. Licenciada em Gestão e Desenvolvimento de Turismo pela Universidade São Tomás de Moçambique (USTM), é, entretanto, ao negócio de consultoria doméstica que se dedica a tempo inteiro.

“Damos treinamento de engomadoria, lavandaria, limpeza e organização, ética, postura profissional, culinária, arte de bem servir e oficinas”, enumera. Com efeito, da sua agência, são enviadas empregadas para outras partes do país, inclusive para África do Sul e Portugal.

Em meio às conquistas, há um desafio permanente: “Não é fácil moldar uma pessoa que já vem com seus conhecimentos, já tem muitas coisas enraizadas”, mas “estamos a transformar um grande grupo de empregadas domésticas. Estão a ficar no trabalho e a valoriza-lo. Estamos super maravilhadas com isso”. Leia mais…

Você pode também gostar de: