Início » A esperança de um futuro mais inclusivo

A esperança de um futuro mais inclusivo

Por Jornal domingo

A luta pelos direitos das pessoas com deficiência (PcD) em Moçambique vem sendo travada há vários anos. Cidadãos com diferentes tipos de deficiência, desde física a cerebral, têm visto os seus sonhos e desejos limitados numa sociedade onde a desigualdade é emanada da mente dos seus semelhantes e necessita de estímulos para a efectivação de leis que garantam que a vida de PcD corra sem percalços consideráveis.

As suas batalhas são travadas diariamente. Fazem-no demonstrando garra e determinação para ultrapassar barreiras, um facto que ficou patente na 4.ª edição da corrida de pessoas com deficiência, aquando da celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência levada a cabo pelo Fórum das Associações Moçambicanas de Pessoas com Deficiência (FAMOD).

A festa juntou dezenas de participantes e uma série de actividades foi desenvolvida no Parque dos Continuadores, na cidade de Maputo.

Lá concentrados, os principais actores do evento desfilaram, celebraram, confraternizaram, entretiveram-se e,mais importante, mostravam o prazer de viver sem se importar com a sua condição.

O momento-destaque da celebração deu-se na corrida de PcD, em distâncias de 50 a 800 metros, na qual a disputa foi nas categorias Paralisia Cerebral, Baixa Estatura, Amputação/Muleta, Deficiência Visual, Amputação do Braço, Cadeira de Roda, Triciclo, Surdos, Albinismo e Deficiência Psicossocial.  Leia mais…

Você pode também gostar de: