As avaliações do cenário climático feitas desde o início do corrente ano indicam que o calor poderá continuar a fazer-se sentir com maior intensidade e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), caso a situação se mantenha inalterada, o próximo Verão poderá ser intenso.
As análises dão conta que em cada mês foram registadas temperaturas acima do normal, pois, de Fevereiro a Julho, as variações foram positivas de até pelo menos dois graus celsius, comparativamente ao que, em termos normais, seria esperado em cada mês.
Bernardino Nhantumbo, meteorologista do INAM, esclarece que as análises se basearam nas temperaturas verificadas em iguais períodos de anos anteriores e salientou que, apesar das anomalias positivas da temperatura, na região norte do país foi onde o calor mais se fez sentir.
Entretanto, sublinha que é prematuro antever o comportamento do estado do tempo no Verão, em virtude de ainda não existirem dados conclusivos, que só serão conhecidos após a realização do Fórum Nacional da Antevisão Climática (FNAC), que será antecedido pelo Fórum da Região da África Austral para a Antevisão Climática (SARCOF), a ter lugar em Harare, no Zimbabwe.
Enquanto isso, de acordo com o meteorologista, cada vez mais verificam-se vagas de calor que geram variações da temperatura de até pelo menos cinco graus celsius acima do normal. Leia mais…