A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Dlhovo, reuniu-se, ontem em Madrid, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação do Reino da Espanha, José Manuel Albares, no âmbito do reforço das relações de amizade e cooperação entre Moçambique e Espanha.
No encontro, ocorrido no Palácio de Viana, na capital espanhola, Macamo e Albares falaram sobre a cooperação nos domínios de saúde, pescas, turismo, cultura e promoção de língua espanhola em Moçambique.
Na ocasião, ambos passaram em revista as acções realizadas no Programa Quadro de Cooperação entre dois países 2020 – 2024, orçado em 47 milhões de Euros, concentrado nas áreas de desenvolvimento, assistência humanitária e paz e segurança.
Apreciaram a proposta da realização da 9ª Sessão da Comissão Mista Moçambique-Espanha, a ter lugar em Novembro de 2024, em Maputo, com o propósito de avaliar o Programa Quadro de Cooperação 2020-2024 e perspectivar acções de cooperação para o quadriénio 2025-2029.
Neste contexto, saudaram também a realização da primeira sessão de consultas políticas, em Maputo, em Abril de 2024, que serviu para o aprofundamento do relacionamento histórico de amizade e cooperação.
A Ministra Macamo agradeceu a assistência prestada pela Espanha na luta contra o terrorismo em Cabo Delgado, materializada pela assistência humanitária, bem como pela contribuição espanhola na Missão de Treinamento Militar da União Europeia.
Na esfera internacional, a Ministra Macamo exprimiu os agradecimentos pelo voto espanhol à eleição de Moçambique a Membro Não-Permanente do Conselho de Segurança e partilhou com o seu homólogo espanhol as posições moçambicanas sobre os conflitos na região do Sahel e do Sudão, em África, entre Israel-Palestina, no Médio Oriente e entre a Rússia-Ucrânia, na Europa.
Verónica Macamo em conversações com homólogo espanhol
503
Artigo anterior