O Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou sexta-feira uma ordem que barra pedidos de refúgio nos Estados Unidos e proíbe a entrada ilegal de imigrantes pela fronteira com o México por 90 dias.
A mudança barra a opção de asilo a quem não entrar nos Estados Unidos por um posto oficial. Para isso, a administração de Trump invocou poderes de segurança nacional, que têm como objectivo proteger os Estados Unidos de ameaças externas.
Segundo o novo regulamento do Departamento de Segurança Nacional do país, o governo pode restringir a imigração “caso considere que isso está em consonância com o interesse nacional”. “O nosso sistema de refúgio está sobrecarregado com excessivos pedidos injustificados de estrangeiros, que representam uma tremenda carga para os nossos recursos”, afirma o órgão.
“A regra aplica este princípio importante a estrangeiros que violarem a suspensão ou restrição no que diz respeito à fronteira sul imposta pelo Presidente ao invocar uma autoridade declarada fornecida pelo Congresso para restringir a elegibilidade ao asilo”, decreta o comunicado.