Início » Tajiquistão

Tajiquistão

Por admin

O Tajiquistão ou Tadjiquistão, oficialmente República do Tajiquistão, é um país montanhoso situado na Ásia Central. Faz fronteira com o Afeganistão ao sul, com o Uzbequistão ao oeste,

 Quirguistão ao norte, e a República Popular da China ao leste. O Tajiquistão também se encontra junto ao Paquistão, mas é separada pelo estreito Corredor de Varuh.

A maioria da população do Tajiquistão pertence ao grupo étnico tajique, que partilha sua cultura e história com o Afeganistão e fala o idioma persa (oficialmente denominado como idioma tajique ou tajiquistanês).

 Uma vez parte do império Samandio, o Tajiquistão tornou-se uma república constituinte da ex-União Soviética durante o século XX, conhecida como a República Socialista Soviética Tadjique (RSS do Tadjique). 90 por cento do território é coberto por montanhas.  O país não tem qualquer contacto com o mar e é a menor nação da Ásia Central em termos de superfície.

O Tajiquistão está dividido em três províncias, uma região autónoma e a capital, Dushanbe, possui um estatuto especial. Cada província é dividida em distritos.

Após sua independência, o Tajiquistão sofreu uma devastadora guerra civil, que durou de 1992 a 1997. Desde o fim da guerra, a recém-criada estabilidade política e ajuda externa permitiu à economia do país crescer. Com efeito, o comércio de commodities, como o algodão e o fio de alumínio, contribuíram largamente para este crescimento constante. No Tadjiquistão, cerca de 20 porcento da população vive com menos de USD 1,25 por dia.

Tajiquistãotem uma população de 7.768.355 habitantes. O grupo étnico mais numeroso é o tajique, mas há uma minoria considerável de uzbeques e uma pequena população de russos.

A população russa tende a cair devido à emigração. Da mesma forma, o idioma oficial é o tajique. Os tajiques e os uzbeques são classificados hoje em dia como etnias distintas, o que é, linguisticamente, um fenómeno relativamente novo e tem sua origem na conquista de Ásia Central por parte do Império Russo no século XIX. 

Apesar da sua pobreza, o Tajiquistão tem uma taxa alta de alfabetização (98 porcento), por conseguinte, quase todos sabem ler e escrever. A maioria da população segue o islão sunita, mas também existe uma população xiita considerável.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana