Um alto general russo fez alguns dos comentários públicos mais detalhados até o momento sobre a estratégia militar da Rússia na Ucrânia, alegando que a “primeira etapa” do plano militar da Rússia está concluída.
“Em geral, as principais tarefas da primeira etapa da operação foram concluídas”, disse o coronel-general Sergei Rudskoy, primeiro vice-chefe do Estado-Maior da Rússia, em um pronunciamento sexta-feira passada.
“O potencial de combate das forças armadas da Ucrânia foi significativamente reduzido, permitindo-nos, enfatizo novamente, concentrar os principais esforços em alcançar o objectivo principal – a libertação de Donbas“.
Os comentários de Rudskoy ocorrem no momento em que os avanços da Rússia parecem ter parado nas principais cidades ucranianas, como Kiev e Kharkiv.
A Rússia também não conseguiu alcançar a superioridade aérea na Ucrânia e sofreu grandes perdas de pessoal desde o início da invasão.
“Os especialistas públicos e individuais perguntam-se sobre o que estão a fazer na área das cidades ucranianas bloqueadas”, disse Rudskoy. Leia mais…