Termina hoje a I Conferência Ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África, evento que decorre desde ontem, na cidade de Sochi, Território Federal de Sirius, na Rússia, o qual reúne ministros dos Negócios Estrangeiros do país anfitrião, Sergey Lavrov, e de 45 países africanos, com o objectivo de reforçar a cooperação abrangente entre a Rússia e as nações africanas nas dimensões política, de segurança, economia, ciência, técnica cultura e humanitária.
Consta também da agenda a avaliação da cooperação entre as partes e o grau de implementação dos resultados da II Cimeira de Chefes de Estado Rússia-África, realizada no ano passado no território russo, que confirmou o compromisso mútuo de fortalecimento da parceria plena e na qual foi estabelecida a pertinência da realização da conferência ministerial que agora decorre.
Em paralelo, estão a ser realizadas mesas redondas e painéis de discussão sobre temas de agenda de interesse mútuo e, num momento à parte, será abordada a cooperação humanitária da Rússia com os parceiros africanos. O director para Europa e Américas no Ministério dos Negócios Estrangeiros, César Gouveia, encabeça a delegação moçambicana em representação da ministra dos Negócios Estrangeiros, Verônica Macamo, e explicou que é do interesse dos participantes debater temas relacionados com o reforço da soberania dos países africanos, o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) na manutenção da paz e segurança internacional e trocas comerciais. Leia mais…