Início » KOFI ANNAN (1938-2018): Morreu o diplomata quase perfeito

KOFI ANNAN (1938-2018): Morreu o diplomata quase perfeito

Por Idnórcio Muchanga

Kofi Annan, que foi secretário-geral da ONU entre 1997 e 2006, morreu ontem aos 80 anos. Nascido em Kumasi, no actual Gana, a 8 de Abril de 1938, recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2001, numa distinção partilhada com as próprias Nações Unidas.

Em Moçambique, Annan é recordado pelo seu envolvimento activo em processos de pacificação do mundo. A convite das autoridades governamentais o então SG da ONU deslocou-se a Maputo por mais de uma vez.

É com tristeza imensa que a família Annan e a Fundação Kofi Annan anunciam que Kofi Annan, antigo secretário-geral das Nações Unidas e Prémio Nobel da Paz, morreu pacificamente no sábado 18 de Agosto após uma curta doença”, lê-se no comunicado partilhado na conta do próprio Annan no Twitter. A mesma nota assinala que o diplomata esteve acompanhado pela sua mulher e pelos três filhos nos últimos dias de vida.

Na mesma nota é recordado que após ter deixado o cargo de secretário-geral da ONU, Annan continuou a trabalhar “na causa da paz” através da sua fundação e como membro da direcção da organização The Elders, fundada por Nelson Mandela. “Era uma inspiração”, lê-se na nota, que o destaca como “filho do Gana” que “sentia uma responsabilidade especial para com África”.

Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana