Início » John Magufuli sucede a Kikweti

John Magufuli sucede a Kikweti

Por admin

O partido no poder na Tanzânia, Chama Cha Mapinduzi (CCM), elegeu o actual ministro das Obras Públicas, John Magufuli, como seu candidato às eleições presidenciais agendadas para 25 de Outubro próximo, para suceder a Jakaya Kikweti.

Com efeito, se a tradição prevalecer e o Chama Cha Mapinduzi (CCM) vencer as eleições, como se espera, John Magufuli, de  55 anos de idade, deverá suceder ao presidente Jakaya Kikwete, uma vez que este é o seu segundo e último mandato, tendo até já se despedido dos seus colegas da União Africana (UA), na recente cimeira, havida na África do Sul.

As eleições presidenciais, legislativas e locais terão lugar à escala nacional no dia 25 de Outubro, na República Unida da Tanzânia e os partidos já ensaiam estratégias para disputá-las.

O Chama Cha Mapinduzi (CCM), partido no poder desde a independência da Tanzânia em 1964, tem actualmente dois terços dos assentos no parlamento.

Magufuli ganhou com 87 por cento dos votos nas eleições internas, batendo folgadamente o ministro da Justiça, Asha-Rose Migiro, a sub-secretária geral das Nações Unidas e ex-ministra dos Negócios Estrangeiros e actual embaixadora da União Africana em Washington, Amina Salum Ali.

Magufuli que inicialmente não era visto como potencial candidato foi um dos três apurados de um universo de trinta e oito pré-candidatos que incluiam o actual vice-presidente, Mohamed Bilal, o primeiro-ministro Mizengo Pinda e os ex-primeiro-ministros Edward Lowassa e Frederick Sumaye.

Outros aspirantes eram o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Bernard Membe, e o vice-ministro da Ciência e Tecnologia, January Makamba.

A Tanzânia, com cerca de 50 milhões de habitantes, é o país mais populoso da África Oriental, com um crescimento económico de cerca de sete por cento ao ano, de acordo com o Banco Mundial.

Pela primeira vez na história do partido no poder, as mulheres conseguiram chegar à fase de candidaturas para a presidência da República. Neste caso, se Amina Ali tivesse vencido a fase derradeira das eleições internas no partido teria sido um passo gigante e uma mudança no paradigma da história da Tanzânia, pois teria uma mulher a concorrer para a presidência, num país sucessivamente governado por homens.

 No entanto, dos três nomes submetidos aos mais de 300 membros do Comité Executivo Nacional do CCM, nomeadamente, John Magufuli, Asha-Rose Migiro e Amina Ali, para escolha definitiva, apenas o primeiro conseguiu o voto da maioria.

Apesar dos avanços em outros sectores, a agricultura continua a ser chave para o desenvolvimento do país, fornecendo um quarto do Produto Interno Bruto e empregando três quartos da população.

John Magufuli, descrito como “homem de acção”, foi recebido em apoteose ao desembarcar na Ilha de Zanzibar. Trata-se da primeira deslocação de Magufuli a Ilha desde que foi endossado pelo CCM como seu candidato às presidenciais de Outubro próximo.

John Magufuli e Samia Suluhu Hassan são os dois  elementos da candidatura do CMM às presidenciais, o que significa que em caso de vitória, Samia Suluhu Hassan, uma mulher, será vice-presidente da Tanzânia.

 

Avelino Mucavele,em Blintyre, Malawi

Você pode também gostar de: