Em dias quentes e de sol forte, os cuidados com os recém-nascidos devem ser redobrados. Eles têm a pele e os olhos mais sensíveis e, por isso, sofrem mais com o calor do que as crianças maiores. Mantê-los hidratados, colocar roupas leves e evitar passeios em lugares com muita exposição ao sol são algumas das dicas dos pediatras. Entretanto, aí vão mais:  

-Alimentação

Os bebés que são alimentados com fórmulas (leite artificial) devem ingerir água também durante o dia. Já os que recebem aleitamento materno devem ser amamentados mais vezes, pois é a única fonte de líquido deles.

-Roupas e protector solar

Os pais têm mania de agasalhar demais o recém-nascido. No Verão, os bebés devem usar roupas mais leves e frescas, como a dos pais, ou mesmo ficar só de fraldas.

Durante os passeios em áreas externas, as crianças também devem usar viseira, já que os seus olhos ainda são muito sensíveis, chapéu e protector solar. Existem produtos específicos para os recém-nascidos.

-Exposição ao sol

Evite passeios em locais com muita exposição ao sol, entre 10.00h e 17.00h, quando a incidência de raios ultravioletas é mais perigosa à saúde. Os bebés queimam a pele mais rápido do que a gente. Porém, é importante manter o banho de sol diário para absorção da vitamina D, importante para os ossos dos bebés. Ele deve ser feito por 20 minutos de manhã, até 10.00h, e à tarde, depois das 17.00h.

-Ar-condicionado

O ar-condicionado resseca muito as vias respiratórias do recém-nascido e pode provocar infecções da garganta, gripes e resfriados. Na hora de dormir, use um humidificador de ar para evitar doenças.

Além disso, é importante evitar os choques térmicos. E cuidado ao sair com a criança de um lugar geladinho para um muito quente, como no shopping, por exemplo. Os recém-nascidos são mais sensíveis às mudanças de temperatura e têm imunidade baixa, aumentando o risco de ficarem doentes.

Fonte: Ana Carolina Simões

 

 

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 403 visitante(s) ligado(s) ao Jornal

+ lidas