As doenças de fórum mental ainda são marginalizadas e minimizadas no nosso país, não obstante o facto de não se poder falar em Saúde sem se fazer referência à Saúde Mental. Esta tese foi defendida por Custódia Mandlate, médica de Saúde Mental e consultora independente na área de Saúde, durante a XV Jornada Científica realizada semana finda em Maputo, pelo Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA), que tinha como lema "Doenças Crónicas Não Transmissíveis e Trauma em Moçambique-prioridade na Formação e Investigação do ISCISA".

Argumentando, Custódia Mandlate, que também é mentora do Programa de Saúde Mental, que conta com 25 anos de existência, recorreu à definição do que é saúde, tendo aclarado que é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade.“Daí que não há saúde sem saúde mental, porque as saúdes física, mental e social são interdependentes, devemos ter uma abordagem bio-psico-social”, argumentou a oradora.

Para ela, a área de saúde mental deve desenvolver acções de prevenção; tratamento, para além da reabilitação do paciente e a sua reinserção social. Conforme defendeu, muitos pacientes, sobretudo os que possuem doenças crónicas, devem ter um acompanhamento em matéria de saúde mental, dado que podem desenvolver também doenças como a depressão e o estresse.

Entretanto, enalteceu algumas medidas que já estão em curso com relação à descentralização dos cuidados de saúde mental e a sua integração nos cuidados de saúde geral. Destaque-se que este sector da Saúde conta com 305 psiquiatras, 130 psicólogos, 14 terapeutas ocupacionais e 16 psiquiatras nacionais, de acordo com dados avançados em 2018 e divulgados por Mandlate, que, entretanto, acrescentou que “Moçambique adoptou desde o início do Programa de Saúde Mental a filosofia de descentralização e expansão dos cuidados de saúde mental. Isso reflectiu-se na formação de psicólogos, psiquiatras, técnicos de psiquiatria e terapeutas ocupacionais. Hoje temos em todo o país expandida a cobertura dos serviços de saúde mental”, referiu.   

Texto de Luísa Jorge

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,11 62,29
ZAR 4,16 4,24
EUR 67,19 68,49

12.09.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 292 visitante(s) ligado(s) ao Jornal

+ lidas