-No ano de 1250 um cardeal dividiu a Bíblia em capítulos totalizando 1189 ao todo, que foram subdivididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens, perfazendo um total de 31102 versículos.

-Scent of Mistery, de 1959, foi o primeiro filme com cheiro da história. Junto com a projeção era utilizado um mecanismo controlado pelo projecionista que lançava odores durante determinadas cenas. O filme de mistério conta a história de um homem britânico que vai de férias e engendra um esquema para matar uma jovem americana, em Espanha.

- O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jó. Acredita-se que Moisés o escreveu, quando esteve durante 40 anos no deserto de Midiã.

-Por vezes, vemos filmes onde o mesmo ator interpreta dois ou mais papéis. O record pertence a Rolf Leslie que em Sixty Years of Queen foi responsável por 27 personagens diferentes. Em segundo lugar, encontramos Paul Naschy, ator que em o Advogado do Diabo, de 1977, fez 12 papeis diferentes.

- Sean Connery recusou o papel de Gandalf em “O Senhor dos Anéis”. Ele disse ter lido o livro, assim como também leu o roteiro e viu o filme. Mas mesmo assim não entendeu a história.

-No fim do século 19, o americano Morgan Robertson escreveu O naufrágio de Titan ou Futilidade. No livro, o navio, além de se chamar Titan, bateu em um iceberg, tinha poucos botes salva-vidas e afundou em meados de abril (assim como o Titanic). Robertson ainda estava vivo quando a tragédia - que resultou no Oscar de Melhor Filme - ocorreu. Ao ser comparado com um vidente ele disse: “Não, eu só sei sobre o que estou escrevendo, só isso”.

 


Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

+ lidas