PlayStation 5 é o nome oficial da próxima consola de videojogos da Sony Interactive Entertainment (SIE), confirmou semana finda a empresa. Foi também confirmado que a PlayStation 5 só vai chegar ao mercado no final de 2020 – até aqui só se sabia que não seria lançada antes de Março do próximo ano.

A novidade foi revelada pela publicação Wired e pela PlayStation no blogue oficial. “Estas informações podem não ser uma grande surpresa, mas queríamos confirmá-las aos fãs da PlayStation, à medida que começamos a revelar detalhes adicionais sobre a nossa visão para a próxima geração [da consola]”, escreveu o director executivo da SIE, Jim Ryan.

A empresa aproveitou também a ocasião para revelar os primeiros detalhes sobre o comando que vai acompanhar a PlayStation 5. O controlador deixará de ter o sistema de vibração que tem integrado todos os comandos da PlayStation desde a primeira geração e vai apostar antes num sistema de vibração háptica, isto é, uma vibração que simula sensações ao tacto humano.

Com o [sistema] háptico sentes muito mais, por isso bater com um carro contra uma parede é muito diferente de fazer um carrinho num campo de futebol. Até consegues ter a sensação de uma variedade de texturas quando estás a correr em campos de relva ou a arrastar-te em lama”, acrescentou Jim Ryan.

A Sony revelou ainda que o comando da PlayStation 5 vai ter um sistema adaptativo nos gatilhos principais do comando (L2/R2) para recriar mais sensações tácteis – algo que permitirá aos estúdios programar a resistência dos gatilhos dependendo da experiência de jogo. “Em combinação com o [sistema] háptico, isto pode produzir uma experiência poderosa que simula melhor a diferentes acções”, sublinhou o CEO da SIE.

 

Exame Informática

 

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

+ lidas