Chefes de Estado e de Governo dos países membros da União Africana reúnem-se hoje e amanhã, no Palácio dos Congressos de Niamey, no Níger, em cimeira extraordinária para avaliar a implementação da zona de comércio livre no continente.

Trata-se de um acordo comercial entre os 44 países da organização, criado com o objectivo de estabelecer um mercado único, e uma área de livre circulação de pessoas, e no futuro adoptar uma união monetária.

Este instrumento foi assinado na reunião de Chefes de Estado e de Governo da UA em Kigali, Ruanda, a 21 de Março de 2018, onde o país esteve representado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que também rubricou o documento.

O acordo prevê que a zona de comércio livre em África deverá entrar em funcionamento após a ratificação de todos os protocolos e anexos por, pelo menos, 22 países, o que já foi feito por 25 estados.

Moçambique participa no encontro com uma delegação chefiada pela Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas, em representação do Chefe de Estado, que inclui o Vice-Ministro da Indústria e Comércio, Júlio Pio, e quadros técnicos do Governo.

Sobre a cimeira, a embaixadora de Moçambique na União Africana e na Etiópia, Albertina Mac Donald, afirmou que o encontro vai apreciar o estágio da implementação da zona do comércio livre no continente, uma vez estarem criadas as condições para a sua entrada em funcionamento. Leia mais...

Texto de Alcides Tamele, em Niamey

 

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 273 visitante(s) ligado(s) ao Jornal