O comboio tem uma importância acima do que se imagina no Sistema Ferroviário-Norte, provavelmente porque aqui é a única infra-estrutura de comunicação terrestre fiável. Ao contrário dos outros sistemas regionais (Centro e Sul), aqui a linha férrea não é acompanhada de outras infra-estruturas (sobretudo estradas consistentes). É o que se pode (ou poderia) ver de Nampula a Lichinga ou Entre-Lagos.

O povo do Niassa, que ficou cerca de 37 anos escalonados ou consecutivos sem comboio, sabe-o perfeitamente!

A realidade é que, quanto mais próximas da linha férrea, mais desenvolvidas as comunidades são, e o inverso serve para as gentes mais afastadas. Daí nasceu a ideia de comboio como um motor de desenvolvimento, por tudo o que ele transporta em termos de oportunidades. Conhecê-lo, vê-lo a passar, subi-lo como meio de transporte, para além das vantagens comparativas do foro socioeconómico, ficou um verdadeiro ópio! Leia mais...

Por Pedro Nacuo

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 

 

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 712 visitante(s) ligado(s) ao Jornal