O Jardim Tunduro, um dos “pulmões verdes” mais antigo da cidade de Maputo, vai reabrir ao público, depois dos acabamentos das obras de reabilitação em curso.

Segundo deu a conhecer a secretária municipal de Maputo, Susana Laice, durante o lançamento das festividades do Dia da Cidade, que se assinala a 10 de Novembro próximo, que se celebra sob o lema “Caminhando rumo à prosperidade”, a reabertura do Tunduro deverá acontecer até ao final do presente ano.

Beneficiaram de restauração a casa do jardineiro, o Centro de Turismo e Investigação e armazéns para a logística, assim como uma estufa destinada à recolha e tratamento de plantas, estando já criadas as condições para se introduzir o jardim no mapa dos jardins botânicos de craveira internacional.

No quadro das celebrações dos 128 anos da cidade de Maputo serão inaugurados outros empreendimentos públicos nomeadamente o Mercado do Peixe, a Rua da Linha, assim como campos desportivos em reabilitação, da antiga “Enafrio” e do bairro do aeroporto.

Está programada, igualmente, uma série de actividades para assinalar a efeméride como o Festival Municipal do Batuque, a gala final do “Concurso Mamanas” e um espectáculo musical a ter lugar na Praça da Independência.

Está ainda agendada a Feira do Livro, a realização do concurso literário, a IV exposição de resíduos sólidos e os concursos “Bairro mais limpo” e “Praça mais limpa”.

No capítulo desportivo, estão previstos torneios de futebol e andebol, mini-básquete, demonstrações de artes marciais, corridas de txovas, jogos de n’txuva, prova de atletismo e tradicional, bem como a habitual travessia Ka Tembe-Maputo.

Benjamim Wilson
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

 

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,11 62,29
ZAR 4,16 4,24
EUR 67,19 68,49

12.09.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 391 visitante(s) ligado(s) ao Jornal