Texto de Idnórcio Muchanga

A Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Maputo afirma estar a monitorar a paralisação temporária das manifestações dos antigos trabalhadores da República Democrática Alemã (RDA), vulgo “Madjermanes”, por não observam as regras estabelecidas para concorrer a um protesto pacífico.

Durante as últimas três semanas, cerca de 500 Madjermanes têm realizando marcha nas principais avenidas da cidade de Maputo, obstruindo o trânsito e a circulação normal de cidadãos pois, segundo a PRM, os manifestantes não observam as regras estabelecidas para concorrer a um protesto pacífico.
Por isso, depois de receber várias reclamações dos munícipes, e como forma de tentar evitar eventuais confrontos entre este grupo e os residentes da urbe, a PRM decidiu interromper temporariamente as manifestações.
Falando hoje durante o briefing semanal a imprensa, o director da Ordem e Segurança Pública da PRM para a cidade de Maputo, Bernardino Rafael, explicou que os Majermanes “fizeram com que doentes não chegassem à tempo e hora aos hospitais. Fizeram com que os estudantes chegassem tarde nos locais onde deviam fazer exames. Fizeram com que os trabalhadores, funcionários e cidadãos que quisessem usar a baixa da cidade não chegassem a tempo e hora porque eles bloqueavam as vias”.
Os distúrbios causados pelos Madjermanes faziam sentir-se com maior incidência nos cruzamentos entre as avenidas Guerra Popular e 25 de Setembro; Guerra Popular e Eduardo Mondlane.

Além disso, os Madjermanes também são acusados de arremessar objectos contundentes contra veículos e peões.

Quando atiram pedras contra veículos, esta manifestação deixa de ser pacífica, tornando-se violenta”, referiu.

Rafael afirmou que a corporação está pronta para garantir a ordem e segurança pública e estará colocada em todos os locais de concentração da urbe, particularmente supermercados, paragens, terminais de transportes semi-colectivos de passageiros provinciais, interprovinciais e internacionais.

Há vários anos que os Madjermanes reivindicam o valor de segurança social deduzido dos seus salários quando em serviço naquele país europeu.

Idnórcio Muchanga

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 858 visitante(s) ligado(s) ao Jornal