Comemorou-se a 14 de Novembro o Dia Mundial do Combate a Diabetes, uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormónio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A data foi criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objectivo de consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção de diabetes. A melhor forma de prevenir é a prática de hábitos saudáveis, como comer diariamente verduras, legumes, para além de reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras, e praticar exercícios físicos regularmente. domingo saiu à rua para conversar com alguns cidadãos sobre sintomas e prevenção desta doença.

Não consumir muito açúcar

– Márcia Matsinhe, estudante

Diabetes tem várias formas de se manifestar, uma delas é por aparecimento de feridas em qualquer parte do corpo, que levam muito tempo para cicatrizar, para além da fraqueza constante. É causada por excessivo de açúcar no sangue, o que acaba fazendo mal ao organismo. Pode-se prevenir não consumindo muito açúcar e consumindo alimentos naturais e nutritivos, como verduras, frutas não muito doces, entre outros cuidados.

Comer verduras

– Lucas Castigo, consultor de Recursos Humanos

Diabetes é uma doença crónica que se pode manifestar através de feridas que saem de forma frequente e que demoram sarar, mas também pode existir pelo excesso ou insuficiência do açúcar no corpo ou organismo. A insuficiência de açúcar no sangue pode causar a falência de alguns órgãos do corpo – facto que já acompanhei – que leva a amputação. Esta é uma patologia que não tem cura, mas pode ser minimizada e controlada através da gestão dos hábitos alimentares, comer verduras e legumes. Ainda se deve praticar exercícios físicos e evitar o consumo excessivo de açúcares. Leia mais...


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