Localizado a 72 quilómetros da capital da província de Nampula e com uma população estimada em 415.407 habitantes, Mogovolas tem vindo a ser denominada, carinhosamente, a “terra do caju”, pelos seus reconhecidos elevados índices de produção de castanha de caju que contribuem significativamente para o crescimento económico.

Com efeito, o parque cajual deste distrito tem vindo a registar uma produção anual fixada em 15 mil toneladas de castanha. Para assegurar a manutenção dos níveis de produtividade e estender esta cultura de rendimento para novas áreas, foi constituído um viveiro de referência com uma produção de cerca de 150 mil mudas por campanha.

Segundo explicou o administrador distrital, Iazalde Ussene, o viveiro está a fomentar o desenvolvimento daquela cultura nos distritos circunvizinhos. Tais são os casos de Nampula, Meconta, Moma, Larde, Angoche, assim como de Mogincual, Murrupula e Gilé, na Zambézia. Dado o elevado índice de proporções das mudas produzidas, é feita uma distribuição quase que obrigatória para os camponeses em quantidades correspondentes a um hectare. Leia mais...

 

Texto de Benjamim Wilson

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 

 


Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 504 visitante(s) ligado(s) ao Jornal

+ lidas