O ano lectivo está no fim e os alunos preparam-se para fazer os exames finais dentro de dias. Os pais e/ou encarregados de educação têm a sua parte a cumprir. Devem colaborar, diminuindo a carga de tarefas domésticas dos seus educandos, para que a concentração seja máxima. domingo foi à rua para colher mais ideias para que os exames corram de feição.

Os Meus pais davam-me tempo

‒ Manuel Orlando, mecânico

Já não sou estudante e ainda não tenho filhos, mas vou falar aqui do meu processo académico quando ainda residia com os meus pais. Da 1.ª classe à 10.ª classes estudei sem problemas, pois eles sempre foram pacíficos; davam- -me tempo para fazer todos os deveres da escola e até me ajudavam. Por ser o mais velho tinha a responsabilidade de ajudar a minha mãe a cuidar da casa. Quando chegasse a época dos exames eles dispensavam-se dos trabalhos domésticos para preparar-me melhor para o exame.

Deve haver seriedade de ambas as partes

‒ Ana Luana, estudante

Acho muito importante que os pais dêem apoio aos alunos, não só na época de exames mas também nos testes e aulas normais. Deve-se dividir as tarefas de forma que não se prejudique a actividade escolar. Hoje em dia, vemos muitos encarregados que cobram muito dos seus filhos em casa, na realização de actividades domésticas, e esquecem-se que a criança precisa de tempo para estudar. No entanto, querem ver bons resultados. O outro aspecto é que a maioria dos jovens dedica muito tempo às redes sociais. Não usa a internet como uma das ferramentas para buscar matérias da escola. De certa forma, isto irrita a alguns pais que acabam tendo atitude de ocupar estes jovens com afazeres de casa, como forma de punição. Leia mais...

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 322 visitante(s) ligado(s) ao Jornal

+ lidas