A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) inaugura, amanhã, no seu campus na cidade de Maputo, o primeiro centro de treinamento em radioterapia (CTR).

A unidade visa capacitar médicos, físicos, engenheiros e radiógrafos nacionais e da região ligados ao planeamento ou instalação de equipamentos de radioterapia.

Segundo o arquitecto Vicente Joaquim, director de Infra-estruturas e Manutenção da UEM, o edifício é composto por três salas, nomeadamente uma de controlo do acelerador, outra de tratamento com acelerador linear de electrões e a terceira de diagnóstico e imagem por tomografia computadorizada.

A entrada em funcionamento desta unidade vem suprir o défice de técnicos especializados nesta área, o que fazia com que, nalgumas vezes, os serviços de radioterapia do Hospital Central de Maputo, por exemplo, ficassem paralisados por falta de manutenção.

Numa primeira fase o CTR, cuja construção e apetrechamento duraram 24 meses, irá funcionar com quatro técnicos moçambicanos, número que poderá subir nos próximos tempos quando for implementado o plano de ampliação do edifício.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 862 visitante(s) ligado(s) ao Jornal

+ lidas