Comemorou-se, terça-feira, 1 de Outubro, o Dia Internacional do Idoso, data instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objectivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e necessidade de proteger e cuidar da população da terceira idade. domingo saiu à rua para colher opiniões sobre os cuidados a ter com esta camada etária.

Devemos respeitá-lo

- Válter Chavela, estudante

Às vovós e aos avôs, é assim que normalmente tratamo-los, há necessidade de dar-lhes a devida atenção; cuidar sempre do seu estado de saúde e leva-los sempre ao médico; dar-lhes banho, se for necessário, e procurar saber se precisam de mais alguma coisa.

Tenho o meu avô em vida e cuido sempre dele. Quando precisa de mim vou lá ter com ele. Já estou na minha casa mas ela mora com a minha cunhada que sempre nos mantém informada de tudo que acontece. Mas também ela tem o seu celular e liga quando sente falta de algo.

Cuidar da sua saúde

- Leonilda Macamo, assistente técnica

O idoso necessita de mais atenção. Deve-se assegurar assistência contínua à sua saúde, leva- -lo sempre ao hospital para fazer controlo rotineiro, pois quando a idade é avançada surgem muitos problemas de saúde.

Devemos estar sempre dispostos a apoia-los. Tenho a minha avó em casa e faço de tudo para a alegrar e mante-la sempre feliz. Esta é a melhor forma para ela não ter espaço para pensar em problemas de família ou de outra natureza.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,11 62,29
ZAR 4,16 4,24
EUR 67,19 68,49

12.09.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 815 visitante(s) ligado(s) ao Jornal