O plástico pode trazer grandes malefícios para o meio ambiente. As espécies marinhas também estão em perigo, afinal a maior parte do lixo plástico vai dar ao seu habitat. domingo ouviu a opinião dos leitores.

Devemos melhorar

‒Lázaro Mbalate, trabalhador

Não há dúvidas que devemos gerir melhor os plásticos. Entretanto, acho que se o Governo quiser livrar-se deste problema deve abolir, definitivamente, o plástico deste país. É que enquanto existir a venda, as pessoas irão continuar a usar e a descartá-lo de qualquer maneira.

As empresas que produzem os plásticos precisam de produzir sacos usando material que não irá, posteriormente, prejudicar a natureza.

Sensibilizar as pessoas

‒Alcinda Langa, trabalhadora

É preciso sensibilizar as pessoas através de várias plataformas. Assim, teríamos uma mudança de comportamento e um meio ambiente mais saudável. Creio que o mau comportamento em relação à gestão do lixo plástico se deve, em parte, à falta de consciência dos seus malefícios.

As pessoas compram o plástico quase que todos os dias quando o poderiam guardar e reaproveitá-lo por um longo período.

Usá-lo adequadamente

‒Luísa António, trabalhadora

Temos de usar o plástico adequadamente. Não podemos continuar a usá-lo e deitá-lo de qualquer maneira. Cria lixo, entope os esgotos. Além disto, sei que o cancro, a bronquite crónica, entre outrasdoenças podem advir deste produto. É preciso termos consciência destes todos problemas e evitá-los. É possível.

Pensar em outras gerações

‒Domingos Mário, trabalhador

Além de contribuir negativamente para a estética das nossas cidades, os plásticos prejudicam demais o nosso meio ambiente. Para que isto não continue a acontecer, é necessário que as pessoas saibam reaproveitar o plástico. Ou seja, não é comprar um hoje e amanhã outro. É possível usar o mesmo plástico por vários dias e meses.

Assim, deixamos um meio ambiente minimamente saudável para as futuras gerações. É preciso pensar nelas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 470 visitante(s) ligado(s) ao Jornal