O Conselho de Administração do Grupo Banco Mundial aprovou um montante total de 420 milhões de dólares em doações e garantias da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), valor destinado a reforçar a capacidade de transmissão de energia para o mercado interno e regional, assim como para aumento da capacidade de geração de energia através de investimentos do sector privado.

O projecto irá beneficiar igualmente de co-financiamento resultante de uma subvenção de 24 milhões de dólares do Fundo Fiduciário Norueguês.

Elaborado como uma operação integrada que inclui simultaneamente investimentos públicos e privados, o Projecto Regional de Electricidade de Temane (TREP) irá financiar a construção de uma linha transmissora de alta voltagem de 563 km entre Maputo e Vilanculos/Temane e apoiar o financiamento do sector privado de uma central de ciclo combinado de 400 MW.

Em conjunto essas operações deverão reforçar a produção e transmissão de energia em Moçambique e na África Austral. O projecto possibilitará um investimento privado na ordem dos 750 milhões de dólares na produção.

Para além de aumentar as capacidades de transmissão e produção, o TREP financiará estudos técnicos de apoio à integração regional de energia e uso de tecnologias renováveis no planeamento e operação de sistemas de energia. Apoiará também estudos sobre planos de investimento no sector da energia, incluindo o papel de Moçambique no comércio regional”, afirma Zayra Romo, especialista sénior em energia e chefe da Equipa do Projecto.

Leia mais...

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 326 visitante(s) ligado(s) ao Jornal