A Estrada Nacional Número 6 (N6), que permite a ligação entre a cidade da Beira e o resto do país, será reaberta amanhã, facto que vai trazer uma maior e eficiente dinâmica às actividades de busca, resgate, assistência às vítimas e recolha de novos dados sobre os impactos do ciclone Idai em diferentes pontos da província de Sofala e não só.

Para além da reabertura desta importante via rodoviária, o Governo anunciou ontem, pela voz de Celso Correia, ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, que as linhas férreas da região Centro estão reestabelecidas, tornando mais prática a canalização de assistência a quem precisa.

Correia também actualizou os números da tragédia ao anunciar que há um registo preliminar de 417 óbitos, 1528 feridos e 89 mil pessoas em centros de acolhimento. Ressalvou que estes números são bastante provisórios e vão evoluir à medida que as equipas de busca, resgate e assistência humanitária vão palmilhando o terreno, pois existem muitas áreas que prevalecem isoladas e inacessíveis.

Sublinhou que “a prioridade agora é salvar vidas” e isso está a ser feito com cada vez mais afinco visto que a tendência da água é de baixar, que o estado do tempo tem melhorado, apesar da ocorrência em alguns locais de chuvas locais em regime fraco a moderado, mas nada que impeça o decurso das actividades.

Tivemos um desastre natural sem precedentes que afectou uma área de cerca de 3000 quilómetros quadrados e, infelizmente, ninguém no país, na região e no mundo foi capaz de prever. Esta calamidade teve impacto muito grande em toda a zona centro e, nas primeiras 48 horas ainda houve mau tempo que dificultou fazer uma avaliação em todo o território. Isso só foi possível através da utilização de drones e de meios aéreos”, disse.

Facto é que a dimensão e o impacto da passagem deste ciclone e das chuvas que se seguiram é impressionante, mas, mesmo assim, começam a emergir sinais acalentadores de esperança, nomeadamente o restabelecimento das comunicações telefónicas que eram um dos maiores obstáculos.

Leia mais...

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 578 visitante(s) ligado(s) ao Jornal

+ lidas