Texto de CAROL BANZE

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
 

 Soao som do primeiro ba­tuque; seguem-se as ré­plicas e, enfim, notas altas e graves compõem uma melodia que se alastra pelo ar, sob a batuta de quatro jovens mulheres que, con­comitantemente, entoam um cân­tico em zulu.

Brados intrigantes soltam-se do interior de uma palhota, a metro e pouco do palco preparado para re­ceber personalidades do além.Muhlahle e Ntavene, duas matswasanas (aprendizes da me­dicina tradicional), lindas e jovens mulheres, irrompem palhota afora, de cajados e txowas (artefacto em forma de chicote feito de rabo de cavalo) em mãos e fazem a volta ao quintal que acolhe duas residências: uma, que hospeda habitantes como a gente, e outra, a figuras ocultas. 


A nossa reportagem, ardilo­samente posicionada, irradia, de segundo a segundo, um olhar por todos os cantos, iniciando a pintura de uma tela cujas figuras principais se demarcam pelo desdobramento de personalidade.

 

 

 Muhlahle e Ntavene apa­recem enformadas de carne e osso, em corpos emprestados. A todo momento emitem sons em idiomas desconhecidos por nós e pela maioria dos espectadores; tremelicam, erguendo os om­bros num movimento de baixo para cima; dançam… Os passos são cadenciados, marcados por pura elegância.

Os seus olhares não se cru­zam com os nossos. São per­didos, mas ao mesmo tempo achados pela premente intenção de dizer a que vieram em forma de “espírito”.

Leia mais...

 

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 329 visitante(s) ligado(s) ao Jornal