O governo de transição do Sudão aprovou, semana passada, uma lei cujo objectivo é “desmantelar” o regime do antigo presidente Omar al-Bashir. Milhares de sudaneses, que se manifestaram para a remoção de al-Bashir do poder, voltaram às ruas para celebrar mais uma “vitória”, que é vista como um gigantesco passo rumo à edificação de um Estado civil democrático. No anúncio da aprovação da lei, o primeiro-ministro, Abdalla Hamdok, referiu que a lei não deve ser vista como um acto de vingança, mas sim como um passo para a preservação da “dignidade do povo sudanês”. Embora glorificada a lei “anti-regime bashirista”, uma questão se levanta: será o “anti-bashirismo” uma garantia de transição para um Estado civil democrático?

Para responder à questão levantada é preciso fazer um breve olhar sobre alguns regimes políticos, e talvez processos de transição, na região do Médio Oriente e Norte de África (MONA), que é onde se situa o Sudão. A literatura sobre os processos políticos na região do MONA, e no mundo em geral, tem categorizado os regimes políticos em democráticos e não democráticos. No caso do MONA, a literatura indica que predominam regimes não democráticos, sendo que as democracias são uma excepção à regra na região. Aliás, alguma literatura prefere dizer que na região, para além dos regimes não democráticos, existem somente quase democracias e não regimes verdadeiramente democráticos.

Quando se fala de regimes políticos dos Estados do MONA há uma tendência de se personalizarem os regimes, ou seja, equiparam-se ou confundem-se os regimes com os seus fundadores. Por exemplo, quando se olha para o passado fala-se de um regime nasserista no Egipto, em alusão ao período em que Gamal Abdel Nasser era presidente; de um regime kemalista na Turquia, quando Mustafa Kemal liderava o país; ou então de um regime bourquibista na Tunísia, quando Habib Bourguiba dirigia os destinos do país. Este tipo de classificações leva a pensar que os regimes de cada um destes países sobreviviam somente graças à figura do seu líder.  Leia mais...

Por Edson Muirazeque * 

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 506 visitante(s) ligado(s) ao Jornal