A apresentação das candidaturas a deputados da Assembleia da República (AR), governadores provinciais e membros das respectivas assembleias, nas eleições gerais aprazadas para Outubro, arranca a 2 de Julho próximo e   prolongar-se-a até 1 de Agosto.

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Paulo Cuinica, explicou esta manhã que as candidaturas a AR, em listas plurinominais, serão depositadas na sede deste órgão, na cidade de Maputo, enquanto para governadores e assembleias provinciais, o processo decorrerá nas respectivas províncias.

Entretanto, a partir deste sábado, os membros dos órgãos eleitorais serão submetidos à formação em matéria da legislação eleitoral, para melhor atender aos concorrentes às eleições.

Para as eleições gerais estão inscritos 36 partidos políticos, três coligações de partidos políticos e um grupo de cidadãos proponentes. Destes, 30 manifestaram a pretensão de participar nas Legislactivas e das Assembleias provinciais.

Relativamente aos dados definitivos dos eleitores inscritos, Cuinica assegurou que a CNE poderá se pronunciar até domingo próximo. Refira-se que dados preliminares apontam para o registo de 12.720.483 eleitores, o correspondente a 89,79 por cento da previsão de 14.166.321 potenciais eleitores.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 942 visitante(s) ligado(s) ao Jornal