Esperança, Paz e Reconciliação. Três palavras. Milhares de interpretações. Este foi o lema escolhido para encimar a visita do Papa Francisco ao nosso país. O tema condiz com o momento, nomeadamente a recente assinatura do Acordo de Cessão Definitiva das Hostilidades Militares entre o Governo e a Renamo que conduziu ao Acordo de Paz e Reconciliação Nacional.

É neste contexto que, entendemos nós, esta visita representa um acréscimo de responsabilidades não só para os líderes políticos, mas também para os moçambicanos no geral, que se devem empenhar mais na capitalização do que nos une.

A força transcendental que imana do Papa reforça a vontade expressa há semanas pelos moçambicanos de ultrapassar as divergências que os contundiam. A visita, de três dias, do líder máximo da Igreja Católica Apostólica Romana, mais do que ser uma visita histórica – a última foi há 31 anos, pelo Papa João Paulo II – tem o condão de acontecer num momento particular, que acreditamos seja de consolidação da paz e reconciliação nacional. Leia mais...


Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,11 62,29
ZAR 4,16 4,24
EUR 67,19 68,49

12.09.201Banco de Moçambique