O Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas IPEME está a viabilizar um mecanismo denominado PME-Exporte através do qual Pequenas e Médias Empresas (PME) poderão comercializar os seus produtos em países como África Austral, Estados Unidos de América, Europa, Ásia, entre outros.

Lançado durante a 54ª Feira Internacional de Maputo (FACIM), o PME-Exporte está orçado em mais de 20 milhões de Meticais disponibilizados pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e está inserido no âmbito da maximização da utilização da Lei de Crescimento e Oportunidades para África (AGOA).

Este programa tem a finalidade de dinamizar a exportação de produtos nacionais, além de fazer com que mais PME tenham acesso a novos mercados sem intermediação.

Conforme apuramos, os 20 milhões de meticais estão a ser aplicados no treinamento de pelo menos 50 empreendedores, em duas fases, sendo que o programa de formação deverá se estender até ao final do próximo ano.

O director de Serviço de Desenvolvimento Técnico e Produtividade no IPEME, Ramatane Ernesto, disse que as empresas que estão a ser seleccionadas vão também beneficiar de um programa de assistência em diferentes domínios para aferir as dificuldades que as empresas enfrentam para exportar os seus produtos e ajudá-las a superar.

Já vamos começar com actividade de assistência às empresas através do programa PME-Exporte. Sabe-se que cada empresa tem dificuldades específicas, para tal vamos contratar uma empresa de consultoria para auxiliar em alguns aspectos de modo a potencializar às PME a exportarem”, disse.

O IPEME aponta que as empresas escolhidas fazem parte de cadeias de valor previamente identificadas, nomeadamente de produção de oleaginosas, plantas medicinais, óleo de essências, leguminosas, entre outros produtos, e operam no mercado nacional há pelo menos três anos ou mais.

Outro critério que pode vir a estabelecer vantagens às empresas é o facto de já possuírem experiência de exportação, mas que neste processo estejam a enfrentar dificuldades. Leia mais...

Texto de Idnórcio Muchanga

idnóThis email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 343 visitante(s) ligado(s) ao Jornal